quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Carta da Comissão Nacional de Pontos de Cultura

Carta da Comissão Nacional de Pontos de Cultura


A Comissão Nacional de Pontos de Cultura teve como objetivo a realização do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, no mês de novembro, na Teia 2007. Este documento apresenta o resultado da reunião de avaliação deste Fórum. Acompanharam esse processo, desde a concepção até o momento dessa análise, o Instituto Paulo Freire, integrantes da Ação Griô, da Caravana Cultura Viva e representantes do Ministério da Cultura.

O primeiro momento de avaliação foi feito a partir de subsídios recolhidos nas reuniões das Redes Estaduais de Pontos de Cultura e da pesquisa qualitativa e quantitativa realizada pelo Instituto Paulo Freire, através de questionário distribuído e respondido por 138 delegados e participantes na plenária final do Fórum Nacional. A íntegra dos resultados apresentados pelo IPF será disponibilizada publicamente e enviada aos Pontos de Cultura de todo o país até o dia 19 de dezembro de 2007.

Percebemos que os delegados e participantes reconhecem falhas e avanços no processo, mas no geral, reconhecem que a realização do Fórum foi satisfatória no sentido de promover a discussão política e propiciar o amadurecimento de uma proposta de organização e atuação entre os Pontos de Cultura. A maioria dos resultados aponta também para a importância das redes de trabalho e a interação entre os atores de cada segmento temático que o Fórum proporcionou.

A Comissão Nacional reconhece que ocorreram sérios problemas que influenciaram os andamentos dos trabalhos no Fórum. Alguns deles entendemos que são provenientes dos problemas diversos de concepção, estrutura e logística da própria Teia. Essa crítica toca fundamentalmente o fato de não ter sido permitido aos Pontos de Cultura o envolvimento ao longo de todo o processo de articulação do evento, o que acarretou para a Comissão e para os Pontos inúmeros problemas, inclusive para além das questões relativas ao próprio Fórum.

Porém, a Comissão também reconhece e assume a sua responsabilidade por erros e deslizes cometidos no encaminhamento do regimento interno e da plenária final. Compreendemos, acima de tudo, que estes problemas apontam para a necessidade de se pensar e criar, para os próximos encontros, novas formas de reunião e de tomada de decisões que aprofundem os princípios da participação democrática entre nos.

Num segundo momento avaliativo, passamos aos resultados produzidos pelo Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Compreende-se que apesar dos problemas expostos, a decisão da plenária final do FNPC sobre a criação e composição de uma nova Comissão Nacional dos Pontos de Cultura é legítima e representa uma grande conquista democrática do movimento. Legítimos e importantes também são os resultados dos grupos de trabalho temáticos e as reuniões regionais, que expressam em seu conteúdo demandas e propostas dos Pontos e certamente se configurarão como pauta de debate com o Ministério da Cultura e como objetivos a serem encaminhados por aqueles que comporão a próxima Comissão.

Entre eles vale destacar a realização da Teia em 2008, com um formato e conteúdo ainda a ser discutido pela nova Comissão. Foi praticamente consenso entre os Pontos de Cultura, reunidos em redes, a realização do II Fórum Nacional em 2008. Devemos lembrar que alguns procedimentos para que isso aconteça demanda o cumprimento de prazos, como a aprovação desse projeto na Lei de Incentivo. Esta comissão, entendendo seus limites para tomar decisões, não se posicionou quanto a TEIA 2008, já que esta discussão não ocorreu durante o período do Fórum. Entretanto, enquanto Pontos de cultura, as entidades reunidas em São Paulo concordaram em apoiar o Invenção Brasileira (Ponto de Cultura de Taguatingua – DF) para encaminhar o projeto dessa proposta junto ao Ministério da Cultura. Isso porque o Ponto estará representado na Comissão que se formará e poderá conceber a realização da Teia em sintonia com a Comissão Nacional e os demais Pontos. Convidamos, portanto, os demais Pontos do país a fazer coro nesse apoio ao projeto de uma Teia que nos represente.

A composição definida em plenária para a Comissão Nacional de Pontos de Cultura 2008 foi a seguinte: 27 representantes estaduais (um de cada Estado); 3 representantes das ações nacionais do Programa Cultura Viva (Ação Griô, Cultura Digital e Escola Viva); 21 representantes de Grupos Temáticos (Cultura Juventude, Legislação, Sustentabilidade, GLBTT, Matriz Africana, Cultura Paz, Grupo Amazônico, Pontões e redes de Pontos, Rede da Terra, Rede dos Estudantes, Rede Audiovisual, Indígena, Culturas Tradicionais e Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material, Rádio Comunitária, Hip Hop, Economia solidária, Ribeirinha, Gênero, Artes Cênicas (circo, dança, teatro), Criança e Adolescente, Música, Literatura), somando um total de 51 representantes.

A plenária definiu o prazo de envio dos 51 representantes até o dia 30 de novembro. Até o momento da realização desta avaliação (06/12/07) foram enviados os nomes de representantes de 12 estados (AC, AP, AL, AM, CE, ES, MA, PI, RJ, RN, RR e RS) que se reuniram e comunicaram esta decisão em ata. Outros 7 Estados (DF, GO, MG, MT, MS, PA, SP) já iniciaram um processo de discussão e escolha dos seus representantes. Não houve ainda retorno sobre indicações e reuniões em 9 Estados (BA, PB, PE, PR, SC, SE, RO e TO).

Com relação aos grupos temáticos, redes e ações nacionais já existem diversas indicações, no entanto constatamos a complexidade dos critérios para legitimar essas nomeações. Dessa forma, estará aberta às redes de trabalho temáticas a possibilidade de indicar seus representantes. Aqui fica o estímulo e o desafio da possibilidade e capacidade de mobilização destes grupos temáticos como forma de impulsionar um tipo de organização que não se limite apenas a critérios geográficos e nem de grupos, mas que tenha um caráter transversal e de redes. Para cada indicação, deve ser relatado seu histórico de trocas de conhecimento e de ações para cada um dos segmentos apontados e também um documento ou ata referendando o nome indicado.

Contudo, para garantir a diversidade cultural contida na proposta aprovada pela plenária do Fórum, julgamos necessário estender o prazo de indicações até o dia 29 de fevereiro de 2008. Esse prazo foi estipulado com base na previsão do primeiro encontro da nova Comissão em março de 2008, em Brasília.

Finalmente, a atual Comissão se coloca em caráter de transição para acompanhar todo o processo de indicação até que se consolidem os trabalhos iniciados. Esperamos que esse documento motive as redes e os estados a mobilizarem-se no sentido de compor uma instância representativa de nosso movimento. Esperamos também que a nova Comissão zele pelos debates iniciados nos encontros regionais de 2007 e aprofundados no Fórum Nacional de Pontos de Cultura do mesmo ano, atendendo ao coletivo das vozes que participaram desses importantes momentos da construção da política cultural.


São Paulo, 5 e 6 de dezembro de 2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello
buy generic acomplia online
Therefore just have a close look at the acomplia drug that you are buying.
[url=http://eriecyam.org/]acomplia online discount[/url]
This information include: what dose you need to take and at what time and many other things like that.
http://eriecyam.org/ - purchase acomplia
Acomplia - Lose weight nowBuy Acomplia (Rimonabant) at low price.

Anônimo disse...

Sua procura de carreto, mudança e frete para: Mandaqui, Aldeia da Serra 11-2851-4868 ?Então não procure mais

Seja bem vindo á cia de mudança faz á necessidade para á lar ou negócio.

Acesse aqui: http://ernanaemkommbler.vox.com



Somos á Solução que atende: Mandaqui, Aldeia da Serra 11-2851-4868 leva com transparência e cuidado seus móveis até seu local de destino.

Nós mantemos no trato de seus bens no momento do transporte seja ele de mudança residencial, comerciais para industria.

Nossa empresa é pioneira em em prestar serviços de mudanças nacionais e internacionais. Principalmente em casos de você precisar se mudar de um lugar bem próximo como: Mandaqui, Aldeia da Serra 11-2851-4868 ou dentro do mesmo vila ou estado.

Nossa empresa trabalha Nos casos de mudança interestadual e compartilhamento de mudanças de São Paulo para todos demais Estados Brasileiros. Se você preferir se mudar jutamento com duas ou mais mudança, com certeza vai economizar muito no trajeto de longa distância .

Também trabalhamos com transportes e mudanças fraccionada tanto para sua residência, negócio, comércio, eventos ou industria.

Veja os serviços opcionais para mudança ecônomica ou executiva na região de: Mandaqui, Aldeia da Serra 11-2851-4868.

Faça agora uma cotação de preços: http://ernanaemkommbler.vox.com


Desmontamos e montamos seus móveis
Erguemos com içamento ou remoção de pianos e cofres com equipamento adequado para isso
Guardamos seus móveis em nosso Self Store para a data que você pretende se mudar, consulte preços para locação
Cuidamos na hora de embalar seus móveis com plástico bolha e manilha
Se precisar temos á quantidade necessária de caixas de papelão para objetos delicados.
Caixas de papelão á pronta entrega.
Pessoal qualificado e experiente no trato e manuseio dos seis móveis.

Nossos veículos e frota são novos e espalhados em toda cidade. Temos carros de diversos portes e tamanho, ideal para sua mudança

... Entre outros serviços.

Não exite de nos contactar para sua mudança.

Ligue agora: (11) 2851-4868
Converse diretamente pelo MESSENGER: faleconosco.mudeja"arroba"hotmail.com
Ou se prefefir envie uma mensagem para o EMAIL: cibele.metropolitan"arroba"hotmail.com

Visite nossa pagina web: http://ernanaemkommbler.vox.com