sábado, 29 de dezembro de 2007

GT da AÇÃO GRIÔ

GT da AÇÃO GRIÔ

Relator(a): Líllian Pacheco
Número de participantes no início: 30, maioria participantes da Ação
Número de participantes no final: 30
Proposta de Roteiro para Registro

1. Metodologia utilizada (disponibilidade das pessoas/ envolvimentos/ dificuldades e/ou facilidades,etc.)
Vivência da Pedagogia Griô
Compartilhamento de processos vividos na Ação ( ou em relação a Ação)

2. Debate
Potencialidade
- A Ação é estruturante para os pontos de cultura da rede e outros pontos relacionados
- A Ação tem uma pedagogia inovadora para a construção de uma rede afetiva e política no programa Cultura Viva, e para valorização dos processos vividos por cada ponto na criação da Ação
- As Atividades da ação tem alto nível de organização, avaliação de processos e monitoramento
- A Ação tem apresentado resultados rápidos na articulação com outros parceiros fortes já garantindo sua sustentabilidade a nível nacional, e em diversas localidades e regiões.
- A Ação tem mudado a vida das pessoas que participam dela, inclusive para muitos dividindo o tempo da vida em – antes da ação e depois da ação, no que diz respeito ao próprio sentido da vida e missão pessoal
- A Ação tem criado um lugar inovador para a continuidade da rede de transmissão oral do Brasil – o lugar do griô aprendiz na sua caminhada desafiadora de ocupação e transformação do espaço e da pedagogia da escola
- A Ação encanta
- A equipe do Pontão – coordenadores, assessorias, griôs regionais, comunicação visual, produção cultural e registro forma uma equipe parceira e vinculada afetivamente
- O processo de pagamento das bolsas foi muito bem organizado e está funcionando bem
- A comunicação visual e os produtos didáticos da Ação têm uma estética original
- A pedagogia Griô se tornou referência para os pontos da Ação Griô e para o Escola Viva, e está incentivando a troca de experiências sistematizadas, bem como incentivando outras sistematizações

2. Desafios
- Dinamizar os processos burocráticos da ação no MinC – revisões de orçamento, mudança de griôs aprendizes dos pontos, lançamentos de editais, liberação de diárias e passagens para atividades;
- Definir um técnico do MinC exclusivamente dedicado aos processos burocráticos da ação no MinC e durante as atividades da ação
- Planejar um segundo ciclo prevendo autonomia das regionais através de pontões regionais e parcerias com as secretarias de cultura estaduais;
- Esclarecer melhor o papel do MinC na Gestão da Ação
- Melhorar os processos de comunicação em rede
- Repensar a questão da idade dos mestres no edital
- Focar mais o perfil do Griô Aprendiz no próximo edital
- No próximo edital investir na participação de mais pontos na regional SP, Norte e nos estados que não possuem pontos vinculados

3. Encaminhamentos
- Realização de Encontro de Avaliação da Ação em fevereiro

4. Infra-estrutura
Aconteceu no Centro Cultural da UFMG, o espaço é amplo e bom, só tinha problemas com o piso.

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