sábado, 29 de dezembro de 2007

GT de CULTURA GLBT

GT de CULTURA GLBT
Data: 09/11/2007
Tema: Cultura GLBT
Relator(a): Oswaldo Braga - MGM
Número de participantes no início: 02
Número de participantes no final: 02

Proposta de Roteiro para Registro

Metodologia utilizada
Houve uma troca de experiências entre os dois pontos de cultura participantes e fomos direto às propostas que considerávamos importantes serem abordadas e votadas para aprovação na plenária final do I Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Houve total disponibilidade dos participantes, porém a reunião se deu nos jardins do Parque Municipal. Bucólico, bonito, mas desconfortável. A dinâmica ensaiada na véspera ficou prejudicada pela falta de infra-estrutura (local adequado, principalmente).

Debate
A partir da conversa que se deu, elaboramos quatro propostas que consideramos fundamentais que sejam abraçadas por todos os Pontos de Cultura e pelo programa Cultura Viva:
1) Ampliar o número de pontos de cultura GLBT dentro do programa Cultura Viva.
2) Inserir a discussão sobre homossexualidade e identidade de gênero em todos os pontos de cultura na perspectiva de formação de multiplicadores para o combate à homofobia em suas comunidades.
3) Implantar uma política de prevenção às DST-AIDS e gravidez não planejada em todos os Pontos de Cultura.
4) Apropriar e aprimorar as manifestações nacionais da cultura GLBT, considerando o fazer cultural de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais como parte integrante da salada cultural brasileira.

Nenhum comentário: