sábado, 29 de dezembro de 2007

Região NORTE

Região NORTE

DIAGNÓSTICO
A Região Norte é a menos articulada internamente, e necessita firmar sua identidade frente às demais regiões para participar das discussões no mesmo patamar. Hoje reconhecemos que estamos enfraquecidos, mas enfatizamos a questão da imensidão amazônica e as dificuldades de transporte e comunicação – estamos na fronteira e praticamente sem nenhum acesso à políticas públicas nas mais diversas áreas.

- No entanto, apesar de uma aparente organização nas demais regiões, as dificuldades de articulação se apresentam em todo o coletivo e dificultam a inédita tarefa do movimento social-cultural expresso pelos Pontos de Cultura: autonomia, protagonismo e empoderamento das diversas identidades do povo brasileiro.

- A Regional Norte do MinC está enfraquecida, com pequena estrutura frente à imensidão amazônica e às demandas dos Pontos de Cultura da Região.

- A avaliação da Teia 2006 apontou para a necessidade de maior envolvimento dos Pontos de Cultura na construção da Teia 2007, o que não aconteceu. Uma empresa não consegue fazer tudo sozinha e falhas na organização do evento prejudicaram a ação de diversos Pontos de Cultura, como o cancelamento de apresentações da Mostra de Arte Viva, além da participação oficial de grupos não conveniados que vieram patrocinados pela Teia - o que está fora dos critérios.

- Nas demais regiões a questão da falta de internet nos Pontos não é tão impeditiva para a comunicação e articulação quanto para a Região Norte, e pode ser enfrentada por pequenos deslocamentos até uma cidade maior. Em nossa Região essa possibilidade é impensável – enormes distâncias e o transporte essencialmente fluvial dificultam ao extremo os encontros presenciais. O alto custo do transporte aéreo impede sua utilização.

- No entanto, questão da desarticulação não está apenas na falta de meios de comunicação (internet) ou nas dificuldades de transporte, mas também na motivação e mobilização dos Pontos envolvidos.

- Apesar do contrato firmado pelo MiniCom de, através do GESAC, implantar uma antena em cada Ponto de Cultura até o final deste ano, essa meta está longe de ser cumprida. E, diante do que relatamos acima, o não cumprimento desse contrato prejudicou principalmente os Pontos de Cultura da Região Norte.

- Em nossa região, faltam infra-estrutura, capacidade operacional e suporte técnico para que os Pontos possam desenvolver e sustentar suas ações: são grandes as dificuldades na prestação de contas e os impasses da sustentabilidade financeira. Atraso nos repasses e entraves localizados de articulação com órgãos públicos e outras ONGs aumentam essas dificuldades.

PROPOSTAS E ENCAMINHAMENTOS
- A palavra geradora é ARTICULAÇÃO, e a ação Griô é mais uma possibilidade de articular os Pontos, pois o griô articulador regional vai de Ponto em Ponto.

- Qual nossa capacidade operacional? Precisamos nos capacitar, nos profissionalizar. Temos que sair da condição de vítima e nos tornarmos protagonistas, criar tempos e espaços de vivência juntos/as. Podemos sair desse encontro com um indicativo de agenda para encontros regionais e formação de um Fórum dos Pontos de Cultura do Norte.

- O Fórum Social Mundial - Belém 2009 - pode ser uma oportunidade de nos fortalecemos. Promover a participação dos Pontos do Norte na reunião preparatória do FSM dia 26 de janeiro de 2008, em Belém.

- Criar forma de desvincular os pontos de órgãos públicos; desburocratizar os trâmites do MinC, e promover a necessária capacitação técnica para os Pontos no que diz respeito à legislação.

- Priorização da banda larga através do GESAC e das Rádios Rurais como meios de comunicação e articulação imprescindíveis para diminuir as distâncias e possibilitar o reconhecimento dos Pontos da Região Norte.

- Maior autonomia real para os Pontos, fortalecimento da Regional Norte do MinC, e cobrança da Gesac em todos os Pontos - “enquanto a internet não vem, o jeito é escrever cartas”.

- Trabalhar para dissolver o “bairrismo” dos estados na região, fruto, principalmente, da dificuldade de articulação, comunicação, transporte, e interesses políticos localizados.

- Promover e incrementar o intercâmbio de habilidades técnicas entre os Pontos da Região Norte através de parcerias com outras ONGs, Fundações e órgãos públicos.

- A articulação necessária deve começar na base, em cada Ponto, e contaminar não só a Região Norte, mas toda a Teia - a distância não deve ser motivo imperante de desarticulação.

- Os Pontos de Cultura precisam se organizar fora do governo e apresentar reivindicações específicas. O MinC está desarticulado, e somos nós é que temos que forçar o MinC a se articular. Pela primeira vez temos a chance de organizar de baixo para cima, fazer a articulação a partir da base, dos municípios, dos estados. Hoje, temos maior consciência de nossas falhas e de nossa força política.

- Fortalecer os Pontões do Norte para diminuir as distâncias reais e virtuais. Reforçar a representação Norte do MinC. Registrar e avaliar tudo o que está acontecendo nesta Teia para construir uma Teia 2008 mais democrática, participativa e melhor gerenciada.

AÇÕES PONTUAIS
- Articulação interministerial para prover as comunidades das políticas públicas de governo e fortalecer os Pontos de Cultura na Região.
- Articulação do MinC junto aos demais ministérios para combater o desconhecimento do programaCultura Viva por parte das diversas representações federais na Região.
- Criar GT dos Pontos do Norte para realizar mapeamento da situação dos Pontos da Região, e de potenciais novos Pontos de Cultura.
- Criar uma Rede de Cooperação Técnica entre os PCs.
- Construção de um Fórum Permanente Regional de Articulação dos PCs da Região.
- Construir a Teia 2008 de forma de gradativa, a partir dos municípios.
- Intensificar a comunicação entre os Pontos através da internet.
- Fortalecimento dos órgãos do MinC na Região Norte e desdobramento para representações estaduais para ampliar o apoio e a interlocução com os PCs nos diversos estados.
- Garantir a participação efetiva dos grupos da Região Norte na Teia 2008, independente do custo dos deslocamentos.
- Potencializar os equipamentos de órgãos federais e Sistema S, entre outros, para a realização de teleconferências.

211 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 211 de 211
Anônimo disse...

The software then judges based on how the children feel about
their babysitter. For similar to above, click subscribe to receive instant Long Island hair care updates.
I wanted some personal personal injury attorney philadelphia cards, invoices, as well as desktop
printers. Hardly any people start their own personal injury attorney philadelphiaes,
start-up owners are sending mixed signals pdf about the economic and social changes, responding to public pressure
by rejecting new coal-fired power stations.
While chatting with the owner and ask why.

my site; car accident lawyer philadelphia

Anônimo disse...

I'm not sure why but this web site is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I'll check
back later and see if the problem still exists.

Feel free to visit my web site ... teen anal

Anônimo disse...

Ηmm is аnyonе else having prοblems with the
іmages on this blog loading? I'm trying to find out if its a problem on my end or if it's the blog.
Any responses would be greatly apρrеciаted.


Also visit my wеb blog: fathers day gift ideas

Anônimo disse...

I got this website from my pal who told me regarding this web page and
at the moment this time I am visiting this website and reading very informative articles at this time.


Also visit my web site ... book of ra download android kostenlos

Anônimo disse...

This design is steller! You obviously know how to keep a reader amused.
Between your wit and your videos, I was almost moved to
start my own blog (well, almost...HaHa!) Wonderful job.
I really loved what you had to say, and more than that, how you presented
it. Too cool!

My blog post :: kostenlos book of raw spielen (Www.bdlinkx.com)

Anônimo disse...

Τhe tablet ѕtanԁѕ оut for іts
ability to pгoduce a ԁisplay of 7. Which is alѕо likе thе ipad shоuld also еxponentiallу increase thе uѕe of
light shаԁe, but іpad 3 G wіll connect
to thе nеtωоrk you aге usіng Ipad foг thеіr
future purchаses. It offerѕ users of thе аpр is liνe оn iΤunes you can
sіt bаck and watch реople downloаd
it and then сlick on Gеt MP3.

Anônimo disse...

Hаve yοu eѵer cοnsidereԁ writing an e-book or guest authοrіng on other blοgs?
I haνe a blog bаsed upon on thе sаme topіcs yοu dіscuѕs and woulԁ reаlly like to hаve уou ѕhaгe some
storіes/information. Ӏ κnοw my readers ωoulԁ aрρгeciаte your ωork.
Іf you're even remotely interested, feel free to send me an e mail.

Feel free to surf to my web page: Hypothyroidism Treatment

Anônimo disse...


http://www.petinsuranceuks.co.uk While there are many factors of our dog's life over which we have no control, purchasing accident or health insurance will give us peace of mind and provide protection for our dog. Thinking about it, getting a pet insurance policy definitely would have its pros and cons.

Anônimo disse...

Ultimately, this ruined the entire story for me and it almost made me turn people away
from the film. His album Homework shot to popularity as soon as it got released
in the year 1997. The video then provides a background to how the stain came to be, from the growing of the tomato plant,
to his mom making him homemade spaghetti sauce, and everything in
between.

Also visit my web site ... daft punk random access memories download free

Anônimo disse...

It's very easy to find out any matter on net as compared to books, as I found this piece of writing at this website.

Feel free to surf to my webpage: visit the next page

Ashwink disse...

Thanks for this post

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 211 de 211   Recentes› Mais recentes»